Orçamento Participativo das Escolas 2024: Inclusão e bem-estar

Orçamento Participativo das Escolas 2024: Inclusão e bem-estar

Encontra-se a decorrer o período de apresentação de propostas para o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS, para os alunos do 3ºciclo e secundário. Os alunos devem apresentar propostas que relevem para a inclusão e bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia.

As propostas são contidas em texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir a compatibilidade com outras medidas a decorrer na escola (IDH e DLL) e a sua compatibilidade com a dotação do orçamento. Cada proposta pode ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo 5 proponentes), e ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, indicando o nome, número e assinatura do estudante.

A apresentação de candidaturas deverá ser realizada através de formulário próprio (em anexo) e, depois de preenchido, ser enviado, até dia 26 de fevereiro, por correio eletrónico, para o endereço eduardo.cunha@aeidh.pt (Escola Básica Infante D. Henrique) ou delfim.figueiredo@aeidh.pt (Escola Básica D. Luís de Loureiro). Poderão ainda ser entregues em papel, na secretaria, ou diretamente na página do OPE https://opescolas.pt/, no separador “inscrição”, respeitando os prazos regulamentados.

A verba disponibilizada pelo Ministério da Educação para o OPE é de 500,00€.

Segundo o regulamento, o OPE inclui as seguintes etapas:

1 – Desenvolvimento e apresentação das propostas: 26 de fevereiro

2 – Reunião com os proponentes: 15 de março (12:20h no Gabinete da Direção/Coordenação)

3 – Divulgação e debate das propostas: 19 de março

4 – Votação das propostas: 21 de março

5 – Divulgação dos resultados: até ao final de março

6 – Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil

Através desta iniciativa, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Participa!

Share this post