EB Infante D. Henrique em destaque na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens em Mangualde
No passado dia 24 de fevereiro, jovens deputados de 25 escolas do Distrito de Viseu reuniram-se em Mangualde para a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. O tema em debate foi “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”, tendo as escolas apresentado medidas sobre o tema, que foram discutidas, votadas e aprovadas por todos os deputados.
A Escola Infante D. Henrique teve uma participação notável, representada pelas alunas Carolina Duarte, Francisca Gonçalves e Bárbara Leitão, que demonstraram um desempenho brilhante, defendendo as suas propostas com dedicação, inteligência e uma notável capacidade argumentativa. A sua participação democrática e ativa evidenciou um profundo compromisso com o tema e com os valores da cidadania. Apesar de a escola não ter sido apurada para a fase final, alcançou um honroso 4.º lugar, ficando como primeira suplente. A alteração das regras deste ano permitiu apenas a passagem de três escolas à final, que decorrerá em Lisboa nos dias 12 e 13 de maio.
Um destaque especial vai para a Leonor Carvalho, que desempenhou o papel de Presidente da Mesa. Com profissionalismo, competência e uma condução exemplar dos trabalhos, Leonor demonstrou maturidade e liderança, sendo amplamente aplaudida por todos os presentes. O seu desempenho foi admirável e reflete um futuro promissor. Ainda há uma oportunidade para que ela represente o distrito na sessão nacional, pois irá concorrer com os restantes Presidentes de Mesa eleitos em todos os distritos do país, podendo ser selecionada para a fase nacional.
Apesar de não ter garantido um lugar na final, a Escola Infante D. Henrique viu o seu projeto de recomendação, “A Educação Financeira: Um Pilar para o Futuro dos Jovens”, ser o tema escolhido por todos os deputados, para o próximo ano, um feito que comprova a relevância e pertinência da sua proposta.
Um grande elogio a todos os jovens participantes, que deram o seu contributo de forma exemplar, exercendo o seu papel com civismo e responsabilidade. A sua dedicação é uma prova viva da força da democracia e da importância do envolvimento da juventude no futuro do país.
Parabéns às alunas pela excelente participação e dedicação. Que este seja apenas um incentivo para futuras oportunidades, pois para o ano há mais desafios e novas hipóteses de brilhar!
A Coordenadora o Parlamento dos Jovens
Ana Paula Morgado

