A Escola e a Diversidade Cultural
O projeto “Escola e Diversidade Cultural” foi criado no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de implementar medidas específicas de combate ao abandono escolar e de promoção do sucesso educativo. O projeto adaptou-se para responder às novas realidades da comunidade educativa, nomeadamente à crescente diversidade cultural, promovendo a integração e valorização das diferentes culturas presentes no contexto escolar.
Objetivos
Facilitar o desenvolvimento de competências psicossociais e emocionais que contribuam para a adoção de comportamentos que contribuam para o sucesso escolar e social;
Dinamizar tutorias individualizadas de apoio aos alunos migrantes, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento socioeducativo;
Trabalhar com as famílias, incentiva-las a participar na vida escolar dos seus educandos;
Prevenir situações de risco;
Criar um plano de integração para os alunos migrantes;
Contribuir para a reflexão, definição e concretização do projeto de vida dos alunos;
Identificar e definir estratégias promotoras de um ambiente e cultura de escola, facilitadores da aprendizagem e desenvolvimento social;
Estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias;
Mediar conflitos entre alunos;
Mediar de conflitos com Encarregados de Educação;
Mediação intercultural;
Realizar acompanhamento individualizado/em grupo de alunos;
Aplicar programas de competências pessoais e sociais;
Efetuar atendimento ao aluno e família;
Realizar visitas domiciliárias;
Encaminhar para recursos da comunidade;
Orientar pais/encarregados de educação para obtenção de apoios sociais;
Acompanhar e encaminhar alunos/ encarregados de educação para a resposta na comunidade às situações apresentadas:
Orientar os pais migrantes nos documentos necessários para a regularização junto da AIMA;
Parcerias
- Cáritas Diocesana de Viseu
- Segurança Social de Viseu
- Câmara Municipal de Viseu
- Comissão de Crianças e Jovens (CPCJ)
- Equipa Multidisciplinar de Apoio aos tribunais (EMAT)
- Direção Geral de Reinserção Social (DGRS)
- Guarda Nacional Republicana
- Universidade Católica Portuguesa
- Agrupamentos de Centros de Saúde -Dão Lafões
- Rede Europeia Antipobreza (EAPN)
- Alto Comissariado para as migrações (ACM)
- Contrato Local de Desenvolvimento social (CLDS)
- Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
- Programa Cuida-te, no âmbito da sexualidade
- Juntas de Freguesia
- Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
- Parceria com a Equipa Municipal de Mediadores Interculturais
Equipa Pedagógica
Fernanda Oliveira
Lucília Figueiredo
Cecília Pereira
Carla Rodrigues
Ana Isabel Ferreira
Isidra Costa
Angelina Costa
Manuela Branquinho
Isabel Domingos
Dionísio Gomes
Atividades desenvolvidas em 2021/22
Ações dinamizadas pela EAPN
Sessões no âmbito da interculturalidade, nas escolas do primeiro ciclo de: Teivas, Oliveira de Barreiros, Passos, Loureiro, S. João de Lourosa, Vila Chá de Sá, Aquilino Ribeiro, Paradinha e Vila chá.
Atividades desenvolvidas em 2021/22
- Sessões no âmbito da Igualdade de Género nas escolas do primeiro ciclo: Teivas, Oliveira de Barreiros, Passos, Loureiro, S. João de Lourosa, Vila Chá de Sá
- Sessão de formação acerca de Estilos de Vida Saudáveis
- Sessão de prevenção de Comportamentos de Risco- Infeções Sexualmente Transmissíveis.
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica
Foram efetuados rastreios orais aos alunos:
- dos jardins de infância de Passos, Loureiro, Oliveira de Barreiros e Paradinha
- do primeiro ciclo de Oliveira de Barreiros, Loureiro, Vila chá, Paradinha.
Formação para Pais
Numa parceria entre o Agrupamento, a Equipa do RSI- Sinergia Social, o CLDS e a junta de Freguesia de Silgueiros, dinamizou-se uma ação com duração de oito horas no âmbito de Gestão Doméstica, para uma turma de quinze pais/mães.
Formação para Pessoal docente e não docente
Dinamização do Módulo Formativo “Comunidades Ciganas – Abordagens de intervenção”, dinamizado pelo ACM via Teams.
Formação pessoal não docente
Foram dinamizadas ações sobre História e Cultura Cigana, dinamizada pelo projeto Mentores Romani.











